Ultrassom transvaginal: o que é, para que serve e quando fazer?
O ultrassom transvaginal é um exame ginecológico cujo objetivo é a avaliação do canal vaginal, colo uterino e toda a extensão do útero e dos ovários.
Para a realização deste exame, a mulher se deita em uma maca e adota a posição ginecológica, dobrando os joelhos, posicionando os pés nos estribos da maca e mantendo as pernas entreabertas. A avaliação é feita através de uma sonda que é introduzida no canal vaginal, sempre encapada por um preservativo e coberta com gel lubrificante.
Essa sonda emite ondas sonoras de alta frequência que entram em contato com os órgãos e retornam para um captador de sinal, permitindo que imagens de alta definição sejam formadas e transmitidas em um monitor. Através da análise das imagens um laudo é gerado.
Este exame é indicado para fazer o acompanhamento de gestações, em caso de suspeita de gravidez ectópica (fora do útero), diagnóstico e acompanhamento de miomas, dor pélvica, sangramento anormal, infertilidade, endometriose, suspeita de câncer do colo do útero, dentre outros.
Se o seu ginecologista recomendou o ultrassom transvaginal, não deixe de realiza-lo e não esqueça de levar o resultado para sua avaliação.
Fonte: Medical Site
03 de Setembro de 2021