(11) 4195-4500 | (11) 96447-1266      contato@drorlandofreitas.com.br    |   

Ultrassom transvaginal: o que é, para que serve e quando fazer?

O ultrassom transvaginal é um exame ginecológico cujo objetivo é a avaliação do canal vaginal, colo uterino e toda a extensão do útero e dos ovários.

Para a realização deste exame, a mulher se deita em uma maca e adota a posição ginecológica, dobrando os joelhos, posicionando os pés nos estribos da maca e mantendo as pernas entreabertas. A avaliação é feita através de uma sonda que é introduzida no canal vaginal, sempre encapada por um preservativo e coberta com gel lubrificante.

Essa sonda emite ondas sonoras de alta frequência que entram em contato com os órgãos e retornam para um captador de sinal, permitindo que imagens de alta definição sejam formadas e transmitidas em um monitor. Através da análise das imagens um laudo é gerado.

Este exame é indicado para fazer o acompanhamento de gestações, em caso de suspeita de gravidez ectópica (fora do útero), diagnóstico e acompanhamento de miomas, dor pélvica, sangramento anormal, infertilidade, endometriose, suspeita de câncer do colo do útero, dentre outros.

Se o seu ginecologista recomendou o ultrassom transvaginal, não deixe de realiza-lo e não esqueça de levar o resultado para sua avaliação.

Fonte: Medical Site

03 de Setembro de 2021

Agende sua consulta!
Orlando José de Freitas - Doctoralia.com.br