(11) 4195-4500 | (11) 96447-1266      contato@drorlandofreitas.com.br    |   

O que é a fase pré-menopausa? Saiba identificar os sintomas no seu corpo

A menopausa é uma fase muito importante da vida da mulher. Mas, antes de chegar lá, um outro período bastante relevante é o que se antecede a ela, chamado de pré-menopausa. Ele marca a transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva da mulher, tendo início, geralmente 10 anos antes da chegada da menopausa, entre os 40 e 45 anos de idade.

Na pré-menopausa, os hormônios sexuais femininos vão sendo cada vez menos fabricados pelo corpo, resultando em mudanças no corpo da mulher e provocando sintomas semelhantes aos da menopausa.

Sintomas da pré-menopausa

A partir dos 30 anos, a produção de estrogênio – hormônio ligado à ovulação e ao desenvolvimento de características femininas – começa a mudar, o que pode afetar o ciclo menstrual.

Os sinais mais característicos desse período são:

- Insônia

- Diminuição do apetite sexual

- Redução da lubrificação vaginal

- Variações de humor

- Maior intervalo entre as menstruações

O que fazer para aliviar os sintomas?

O tratamento da pré-menopausa nem sempre é necessário e vai depender da necessidade de cada mulher. Caso os sintomas estejam muito intensos e atrapalhem a qualidade de vida, é recomendável procurar um ginecologista.

Também é recomendável manter uma rotina de atividades físicas para preservar o tônus muscular e a saúde dos ossos, além da manutenção do peso corporal, que costumam ser afetados na pré-menopausa e também na menopausa.

Diagnóstico da pré-menopausa

O diagnóstico é feito pelo ginecologista através da avaliação dos sintomas apresentados pela mulher. Para apoiar essa análise, o médico pode solicitar a realização do exame de sangue com dosagem do hormônio FSH, que regula a atividade dos ovários. Esse é um exame que é realizado em dois ou três dias diferentes, e quanto maior os níveis de FSH, mais perto a mulher está da menopausa.

Fonte: Medical Site

Agende sua consulta!
Orlando José de Freitas - Doctoralia.com.br